Categorias
Cultivo indoor

Termo-higrômetro: entenda as vantagens de ter esse sensor para automação do cultivo indoor

Saiba mais sobre o termo-higrômetro e entenda como ele é fundamental para o sucesso do cultivo de plantas e outras atividades!

Existem algumas ferramentas que são grandes aliadas de quem busca realizar o cultivo de plantas de maneira indoor, e uma dessas ferramentas é o termo-higrômetro. Conheça esse aparelho e suas vantagens para o cultivo.

Termo-higrômetro: o que é e quais são as suas vantagens?

O termo-higrômetro é um aparelho comum em laboratórios e estufas, que visa medir a temperatura e a umidade dos gases presentes no ambiente. E o seu nome já indica esses essa função, uma vez que “termo” está relacionado à temperatura, “higro” à umidade e “metro” à medida.

E é através de um display que essas informações são relacionadas e compartilhadas. No mercado, existem dois modelos disponíveis: o analógico e o digital. O modelo analógico conta com dois medidores, como termômetros, que marcam a temperatura e a umidade, de maneira separada. A versão digital produz um gráfico relacionando as duas informações e compartilhando os dados no visor.

A tecnologia desse aparelho permite que essa medição seja realizada com agilidade, o que permite um monitoramento preciso e constante. Com toda essa praticidade, a utilização do termo-higrômetro pode ser aplicado em diversas funções como: a fabricação de cervejas, o cultivo de plantas em estufas ou demais ambientes internos, o monitoramento ambiental, o armazenamento de alimentos e até o processo de fabricação de medicamentos.

A importância desse equipamento está relacionada à precisão das informações apresentadas, já que elas são muito relevantes para essas atividades. É importante reforçar que a umidade e a temperatura podem afetar diretamente o crescimento das plantas, bactérias e fungos, além de contribuir com a qualidade de vida e saúde das pessoas.

No caso do cultivo de plantas, esse equipamento pode ser muito útil para medir a temperatura e a umidade do solo, já que não somente o ambiente interfere no crescimento das plantas, mas a qualidade do solo também se faz essencial para ter um cultivo correto.

Na prática, as vantagens que esse aparelho tecnológico pode render são muitas e variam conforme as demandas por ele. Mas, podemos destacar, principalmente, três delas:

Baixo Custo

O aparelho, apesar de contar com uma tecnologia importante, possui um baixo custo, principalmente se avaliarmos que ele pode indicar problemas no cultivo e fabricação de produtos, evitando muitos prejuízos.

Agilidade no processamento das informações

As informações são rapidamente processadas e levam apenas alguns segundos para serem compartilhadas. Assim, ele permite que o monitoramento seja ágil e constante, evitando danos às produções.

Portabilidade

Por ser pequeno e de fácil transporte, o aparelho pode ser movido para diversos ambientes, otimizando a sua utilização.

Outra informação importante é que, dependendo do tipo de espaço que o termo-higrômetro vai ser utilizado, pode ser necessária a utilização de mais de uma unidade. Afinal, fatores como janelas e entradas de ventilação, tamanho do ambiente, presença de ar-condicionado, espessura e material das paredes e teto podem influenciar na medição.

Portanto, se você deseja otimizar o cultivo de plantas ou realizar outras atividades que necessitam de informações precisas sobre a umidade e temperatura do ar, a utilização de um termo-higrômetro pode ser indispensável.E se você gostou desse conteúdo, conheça nossas soluções tecnológicas para melhorar o seu cultivo indoor! Confira em nossa loja o Growin SENSORS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.